domingo, 10 de outubro de 2010

18 anos de Comemoração do Dia Mundial de Saúde Mental


hptt://caps1picuipb.blogspot.com/


Perder a viagem
Você pede ao patrão para sair mais cedo do trabalho, pega um ônibus lotado, vai para um consultório médico que fica no centro da cidade, gasta seus trocados, seu tempo e seu humor, e, ao chegar, esbaforido e atrasado, descobre através da secretária que sua hora, na verdade, está marcada para semana que vem. Sinto muito, você perdeu a viagem.
Todo mundo já passou por uma situação assim, de estar no lugar errado e na hora errada por pura distração. Acontecendo só de vez em quando, tudo bem, vai pra conta dos vacilos comuns a qualquer mortal. O problema é quando você se sente perdendo a viagem todos os dias. Todinhos. É o caso daqueles que ainda não entenderam o que estão fazendo aqui.
Estão perdendo a viagem aqueles que não se comprometem com nada: nem com um ofício, nem com um relacionamento, nem com as próprias opiniões. Estão sempre flanando, flutuando, pousando em sentimento nenhum, brigando por idéia nenhuma, jamais se responsabilizando pelo que fazem, pois nada fazem. Respirar já lhes é tarefa árdua e suficiente. E os dias passam, e eles passam, e nada fica registrado, nada que valha a pena lembrar.
Estão perdendo a viagem aqueles que, em vez de tratarem de viver, ficam patrulhando a existência alheia, decretando o que é certo e errado para os outros, não tolerando formas de vida que não sejam padronizadas, gastando suas bocas com fofocas, seus olhos com voyeurismo, sem dedicar o mesmo empenho e tempo para si mesmo.
Estão perdendo a viagem aqueles preguiçosos que levam semanas até dar um telefonema, que levam meses até concluir a leitura de um livro, que levam anos até decidir procurar um amigo. Pessoas que acham tudo cansativo, que acreditam que tudo pode esperar, que todos lhe perdoarão a ausência e o descaso.
Estão perdendo a viagem aqueles que não sabem de onde vieram nem tentam descobrir. Que não sabem para onde ir e nem tentam encontrar um caminho. Aqueles para quem a televisão pode tranqüilamente substituir as emoções.
Estão perdendo a viagem aqueles que se entregam de mão beijada às garras do tédio.
(Martha Medeiros) In: caps picui pb

10 DE OUTUBRO DE 2010 DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL



hptt://caps1picuipb.blogspot.com/

LEIS E PORTARIAS FEDERAIS


LEI N° 10.708, DE 31 DE JULHO DE 2003
Institui o auxílio-reabilitação psicossocial para pacientes acometidos de transtornos mentais egressos de internações.
LEI N° 10.216, DE 6 DE ABRIL DE 2001
Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.
LEI N° 9.867, DE 10 DE NOVEMBRO DE 1999
Dispõe sobre a criação e o funcionamento de Cooperativas Sociais, visando à integração social dos cidadãos, conforme especifica.
* PORTARIAS
PORTARIA MS/GM N° 1.190, DE 04 DE JUNHO DE 2009
Institui o Plano Emergencial de Ampliação do Acesso ao Tratamento e Prevenção em Álcool e outras Drogas no Sistema Único de Saúde - SUS (PEAD 2009-2010) e define suas diretrizes gerais, ações e metas.
PORTARIA MS/GM N° 1.876, DE 14 DE AGOSTO DE 2006
Institui Diretrizes Nacionais para Prevenção do Suicídio, a ser implantadas em todas as unidades federadas, respeitadas as competências das três esferas de gestão.
PORTARIA N° 52, DE 20 DE JANEIRO DE 2004
Institui o Programa Anual de Reestruturação da Assistência Psiquiátrica Hospitalar no SUS – 2004.

Mensagem do Secretário-Geral da ONU

A Declaração Universal dos Direitos Humanos e o Pacto Internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais garantem o direito de todas as pessoas a gozar do melhor estado de saúde física e mental possível de atingir, assim como a ter acesso à assistência médica, sem ser alvo de qualquer tipo de descriminação.
A Constituição da Organização Mundial da Saúde menciona os aspectos físicos, mentais e sociais do nosso bem-estar, que estão todos estreitamente relacionados entre si. As doenças mentais afectam gravemente o nosso corpo e as nossas relações sociais, enquanto os problemas de saúde física, especialmente quando são graves e prolongados, podem ser fonte de isolamento social e causar transtornos mentais.
Mas muitos países não proporcionam tratamento adequado a quem sofre dessas doenças mentais, ainda que o tratamento seja relativamente pouco dispendioso e fácil de dispensar. A grande maioria das pessoas com problemas mentais, neurológicos ou de dependência de certas substâncias não recebe os cuidados mais elementares. Esses serviços são fundamentais, se quisermos dar a algumas das pessoas mais marginalizadas do mundo, especialmente nos países em desenvolvimento, alguma esperança de ter uma vida digna.
O programa de acção da Organização Mundial de Saúde, intitulado “Preencher as Lacunas em Matéria de Saúde Mental”, é a resposta mundial à grande procura deste tipo de serviços de saúde. Exorto todos os países a aderirem aos objectivos deste programa e a empenharem-se em alcançá-los. Se fossem dispensados os cuidados apropriados, seria possível tratar dezenas de milhões de pessoas que sofrem de depressão, esquizofrenia, epilepsia e outras doenças.
Devemos derrubar as barreiras que ainda excluem aqueles que sofrem de doenças mentais ou psicológicas. Não há lugar no nosso mundo para a discriminação de quem sofre de doenças mentais. Não pode haver saúde sem saúde mental.
No dia mundial de saúde mental, resta-nos continuar a percorrer o caminho que nos leva à desmistificação das coisas que, estando já desmistificadas, continuam a ser um problema à integração das pessoas para quem a “alma humana é um manicómio de caricaturas”(Bernardo Soares, Livro do Desassossego, 242, p. 238).
O caminho é de facto o do retorno à sociedade, mas como nos diz Luciano de Crecencio, “Homens são anjos com uma só asa. Para voar precisam do outro”, que é como quem diz, que a sociedade não pode andar de costas voltadas para algo que é um problema seu (de todos!).

DIA MUNDIAL DE SAÚDE MENTAL 10/10...


hptt://caps1picuipb.blogspot.com/

DIA MUNDIAL DE SAÚDE MENTAL 10/10/2010

Foi criado em 1992 pela Federação Mundial da Saúde Mental para que as pessoas tomassem consciência da importância da saúde mental.

Este ano, um estudo da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa concluiu que Portugal é o país da Europa com mais doentes mentais. O estudo refere que, no último ano, um em cada cinco portugueses sofreu de uma doença psíquica. A mesma pesquisa revela ainda que, a nível nacional, as perturbações mais comuns são ansiedade, fobias e perturbações obsessivo-compulsivas.

A Política Nacional de Saúde Mental, apoiada na lei 10.216/02,busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária. Isto é, que garante a livre circulação das pessoas com transtornos mentais pelos serviços, comunidade e cidade, e oferece cuidados com base nos recursos que a comunidade oferece. Este modelo conta com uma rede de serviços e equipamentos variados tais como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), os Centros de Convivência e Cultura e os leitos de atenção integral (em Hospitais Gerais, nos CAPS III). O Programa de Volta para Casa que oferece bolsas para egressos de longas internações em hospitais psiquiátricos, também faz parte desta Política.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Depoimento de quem ama


UM DEPOIMENTO DE QUEM AMA

O CAPS é o melhor lugar do mundo porque é a minha casa fora de casa, aqui vivemos a nossa história de cada dia, fazemos amizades conhecemos novas pessoas e cada uma com seu exemplo de vida. Só eu vocês não sabem o quanto eu sinto a falta de minha mãe a minha vida.
O CAPS é a representação da nossa casa fora de casa e nele encontramos a solidariedade humana, respeito e carinho uns pelo outros.
Aqui no CAPS nós fazemos oficinas como fuxicos, pinturas, nós cantamos no Coral do CAPS, tem café, almoço e lanche da tarde.
O CAPS é tudo que faltava para complementar a vida dos portadores de necessidades psicológicas e reintrega-los a sociedade.
Eu sou um dos usuários do CAPS e tenho orgulho de participar da família CAPS como alguém que é beneficiado pelo projeto que permite a todos que participam serem incluídos na vida social.


ERIVAM DE LIMA DANTAS. Picuí-PB, 26/07/2010.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

ATÉ A PROXIMA PESSOAL


hptt://caps1picuipb.blogspot.com/

QUADRILHA LOUCOS PELO FORRÓ E ARROCHA O NÓ





hptt://caps1picuipb.blogspot.com/

forró do caps






hptt://caps1picuipb.blogspot.com/