
hptt://caps1picuipb.blogspot.com/
DIA MUNDIAL DE SAÚDE MENTAL 10/10/2010
Foi criado em 1992 pela Federação Mundial da Saúde Mental para que as pessoas tomassem consciência da importância da saúde mental.
Este ano, um estudo da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa concluiu que Portugal é o país da Europa com mais doentes mentais. O estudo refere que, no último ano, um em cada cinco portugueses sofreu de uma doença psíquica. A mesma pesquisa revela ainda que, a nível nacional, as perturbações mais comuns são ansiedade, fobias e perturbações obsessivo-compulsivas.
A Política Nacional de Saúde Mental, apoiada na lei 10.216/02,busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária. Isto é, que garante a livre circulação das pessoas com transtornos mentais pelos serviços, comunidade e cidade, e oferece cuidados com base nos recursos que a comunidade oferece. Este modelo conta com uma rede de serviços e equipamentos variados tais como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), os Centros de Convivência e Cultura e os leitos de atenção integral (em Hospitais Gerais, nos CAPS III). O Programa de Volta para Casa que oferece bolsas para egressos de longas internações em hospitais psiquiátricos, também faz parte desta Política.
Nenhum comentário:
Postar um comentário