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Nossa visita aconteceu, em companhia da Enfermeira Karoline especializanda do Curso de questão de sistema e serviços de saúde da UFPB de João Pessoa, que foi solicitada juntamente com a nossa equipe para a realização de uma visita. Ao chegarmos às instalações da referida UBS, realizamos a leitura de um texto sobre EPS, e após a discussão identificamos alguns nós críticos na saúde mental local: alguns usuários com transtornos mentais sem utilizar o serviço do CAPS, e a dispensação de receitas controladas pelo médico sem nenhuma ênfase sobre o uso dos psicotrópicos, efeitos colaterais e posologia, dentre outros problemas que não citarei aqui. A partir do diagnóstico dos possíveis usuários do CAPS traçamos uma estratégia juntamente com os ACS e a equipe para tornar viável a presença dos usuários no CAPS para posterior triagem e inclusão dos mesmos no serviço, posteriormente a construção dos projetos terapêuticos individuais de cada um deles.
Graças à parceria da Enfermeira Karoline que trabalha no seu TCC a EPS (Educação Permanente em Saúde) juntamente com o CAPS realizamos essa interação através da articulação com a atenção básica, a partir de reuniões com a secretária municipal de Saúde, conseguimos adquirir um veículo para transportar os usuários do Distrito de Santa Luzia até o CAPS.
Atualmente, já foram feitas as triagem e os usuários com transtornos mentais do destrito de Santa Luzia, freqüentam semanalmente o CAPS de Picuí-PB, tudo isso graças a interação da equipe com os PSFs, UBS, e outras secretarias, temos uma boa comunicação com as secretarias, alguns projetos com a secretaria Municipal de Educação (EJA), com a secretaria de infra-estrutura e agricultura, Projeto cuidando das hortas (parceira com as duas secretarias e com o IFPB). Graças à temática do acolhimento, estamos contribuindo para a transformação no olhar de quem faz saúde mental e na mudança do modelo assistencial em vigor.
Conforme relata Silveira (2004), a estratégia do acolhimento resgata a comunicação entre os profissionais de saúde e usuários possibilitando também, muitos ganhos para os profissionais de enfermagem, “que passam a se reposicionar dentro do processo de trabalho utilizando seus conhecimentos, experiências e habilidades na assistência direta ao usuário, contribuindo para aumentar a resolutividade da equipe como um todo. Durante o acolhimento, os profissionais saem de uma atividade “as vezes burocrática, para uma atitude mais propositiva.”
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