
hptt://caps1picuipb.blogspot.com/
CORAL DO CAPS: musicoterapia
Coordeno o coral “loucos pela música” como proposta de musicoterapia individual e coletiva gerando a inclusão no serviço e participação nas oficinas, trabalho em equipe, a reinserção e ressorcialização dos usuários, bem com elevação da auto-estima dos mesmos, desenvolvimento de suas potencialidades artísticas e culturais. O referido coral é composto por: 30 usuários de ambos os sexos que tem afinidade com a música (gostam de cantar); trata-se de uma característica muito comum entre os usuários com transtornos mentais, essa atividade me completa como pessoa humana, pois sou músico amador (toco violão) e realizo o acolhimento também através da música, pois, a música é uma arte universal e cada ser humano traz dentro de si, lembranças boas ou tristes que estão vinculadas diretamente ou indiretamente (consciente ou inconscientemente) há algum tipo de música.
Segundo Costa (1989), a música reforça a identidade e o auto-conceito; altera o estado de ânimo do paciente; auxilia o paciente a lembrar de eventos significativos do seu passado; promove a expressão não verbal de sentimentos, inclusive inconscientes; favorece a fantasia.
FONTE: COSTA, C.M. O despertar para o outro - musicoterapia. São Paulo, Summus, 1989. In: www.musicaeadoração.com.br acesso em: 13/09/2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário